
O que é
A invenção trata-se de um dispositivo ou órtese com função de realizar o apoio externo da cervical, mantendo a cabeça na posição vertical, compensando a diminuição ou perda do controle e tônus muscular.
Ele possui um sistema universal de fixação na estrutura do encosto de cadeiras de rodas e se une a um capacete de Neoprene vestido na cabeça do paciente. Esse dispositivo pode ser regulado de modo a ajudar no posicionamento adequado da cabeça do paciente. É indicado para pessoas com hipotonia muscular cervical presente em diferentes condições de saúde neurológicas, tais como, Paralisia Cerebral (PC), e a Atrofia Muscular Espinhal (AME). Em ambas as condições de saúde o paciente pode sofrer a diminuição do controle de tronco e da coluna cervical, implicando na falta de controle de cabeça.
Alguns, são incapazes de manter a cabeça na postura ereta. Essa limitação pode ocasionar outros problemas ortopédicos, musculares e a dificuldade de envolvimento e interação do paciente e seu ambiente de convívio. Ações e tarefas simples como se comunicar, alimentar e até mesmo respirar podem se tornar difíceis, trazendo desafios emocionais e sociais não só para quem tem a alteração, mas também para familiares e comunidade próxima.
Benefícios / Vantagens
O uso do dispositivo auxilia e estimula pessoas cadeirantes com hipotoniav cervical a manterem a cabeça na posição adequada, trazendo benefícios ortopédicos, musculares e na melhoria da interação do paciente e seu ambiente de convívio.
O dispositivo pode trazer melhorias em tarefas simples como se comunicar, alimentar e até mesmo respirar.
Captação de recursos
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020250125595
STATUS: Depositada em 18/06/2025
TITULARES: Universidade Federal do Paraná;
AUTORES: Sérgio Fernando Lajarin
CLASSIFICAÇÃO INPI: A – Necessidades Humanas
PALAVRAS-CHAVE: Suporte de cabeça, órtese, cadeira de roda, tecnologia assistiva.