COMPOSIÇÃO VACINAL RECOMBINANTE E SEU USO
PI0661_BR1020250219921
Imagem meramente ilustrativa.

O que é

O ectima contagioso é uma doença é endêmica em rebanhos de caprinos e ovinos ao redor do mundo, sendo frequentemente negligenciada. O principal desafio no seu controle está na prevenção, devido à alta resistência ambiental do vírus e à natureza altamente prevalente e contagiosa da doença. Atualmente, as vacinas disponíveis contra o ectima contagioso ovino utilizam vírus vivos atenuados ou vírus inativados, os quais apresentam limitações relacionadas à segurança, estabilidade e produção. Como alternativa, vacinas de DNA recombinante vêm sendo estudadas por apresentarem maior segurança, estabilidade e facilidade de produção, além de possibilitarem a expressão específica de epítopos imunogênicos. Apesar do avanço, as vacinas existentes não limitam a imunossupressão causada pelo vírus e podem não gerar uma resposta imunológica suficiente para proteção plena. Assim, há a necessidade de desenvolver uma vacina inativada, segura, capaz de induzir uma imunidade robusta e específica, sem risco de reverter à forma viral, e que seja fácil de produzir em larga escala. A presente invenção resolve esse problema ao utilizar fragmentos recombinantes de proteínas não-estruturais selecionadas por bioinformática, que evitam a imunossupressão viral e promovem uma resposta imunológica eficaz

Benefícios / Vantagens

1- Prevenção: Uso da vacina para prevenir o ectima contagioso ovino, de modo que ela seja eficaz em induzir imunidade sem representar risco de imunossupressão ao hospedeiro. Beneficiários: ovinos, caprinos e produtores.

2- Inovação: nova plataforma de imunógeno para uso profilático e terapêutico em ovinos, contra o ectima contagioso. Beneficiários: ovinos, caprinos, produtores, laboratório que buscam inovações tecnológicas.

3- Oportunidade de mercado: atualmente, não há nenhuma vacina contra o ectima contagioso aprovada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) disponível para comercialização no Brasil. Beneficiários: mercado agropecuário brasileiro.

4- Animal Welfare: Diferente dos imunógenos disponíveis para comercialização em outros países, a presente vacina é fornecida de forma injetável, o que não afeta o bem-estar do animal. Beneficiários: mercado agropecuário brasileiro, animais (ovinos e caprinos) e profissional e aplica o imunógeno.

5- Segurança laboral: o imunógeno é seguro para o animal e para o profissional da área, que irá manipular a tecnologia, diferente dos produtos existentes. Beneficiário: profissional que aplica a vacina.

6- Transparência dos produtores: hoje muitos produtores trazem, ilegalmente para o Brasil, a vacina para o ectima contagioso vendida em países vizinhos. A disponibilidade no mercado, com registro no MAPA, da vacina proposta, é possível contribuir com a melhoria na transparência do uso de produtos agropecuários. Beneficiários: mercado agropecuário brasileiro.

7- Saúde e bem-estar da população: o ectima contagioso é uma zoonose de fácil transmissão dos animais doentes para o ser humano. O uso da vacina proposta, tanto como medida preventiva quanto terapêutica, contribuirá para a redução dos casos de ectima em humanos. Beneficiários: produtores rurais e profissionais que trabalham com pequenos ruminantes

Disponível para

Licenciamento

INFORMAÇÕES DA PATENTE

NÚMERO: BR1020250219921

STATUS: Depositada em 10/10/2025

TITULARES: Universidade Federal do Paraná.

AUTORESBreno Castello Branco Beirão; Caroline Reichen; Suzana Grazieli Cortiano Stubert; Eloise de Souza Mello; Mikaela dos Anjos Adur; Nathália de Albuquerque Soares.

CLASSIFICAÇÃO INPI: Necessidas Humanas.

PALAVRAS-CHAVE: Ectima contagioso; Ovinos; Vacina de DNA recombinante;

Rolar para o topo