O que é
A presente invenção está relacionada ao campo da imunoquímica e biologia molecular aplicada à medicina, saúde e biotecnologia. Esse documento destaca a caracterização de um fragmento de anticorpo recombinante anti-Acanthamoeba. Esse anticorpo pode ser particularmente usado como ferramenta no diagnóstico e apresenta potencial aplicabilidade no tratamento de pacientes de ceratite amebiana, trata-se também da descrição de mutações capazes de aumentar o potencial de desenvolvimento de anticorpos como produtos comerciais com aplicação do campo da biotecnologia para produção, purificação e caracterização de novos moléculas.
Benefícios / Vantagens
- Um diagnóstico específico, sensível e acessível para a ceratite amebiana visto que o padrão ouro para o diagnóstico é uma técnica demoara e pouco sensível e outras metodologias são fequentemente pouco acessíveis;
- Um tratamento específico para ceratite amebiana e com menos efeitos colaterais, visto que os tratamentos atualmente disponíveis não são específicos para Acanthamoeba, mas sim antimicrobianos de amplo espectro com altíssima toxicidade para o paciente.
- Médodo para conferir atividade de ligação à proteína L a anticorpos com cadeia leve lambda, diversificando possibilidades para purificação e detecção destas moléculas e aumentando seu potencial de desenvolvimento como moléculas comerciais
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020250135876
STATUS: Depositada em 30/06/2025
TITULARES: Universidade Federal do Paraná; University of Tours.
AUTORES: Larissa Magalhães Alvarenga, Nicolas Aubrey, Bianca Prado Costa, JuIiana Ferreira de Moura, Alessandra Becker Finco, Giovana Carolina da Silva Ribeiro, Michele Martha Weber Lima.
CLASSIFICAÇÃO INPI: A – Necessidades Humanas
PALAVRAS-CHAVE: Anticorpos recombinantes; biotecnologia; Acanthamoeba; ceratite amebiana.
